Tecnologia social adotada em ilhas do município concorre a Prêmio Nacional

Visita Ilha Grande - ANA 3A coordenadora de Gestão Ambiental da Agência Nacional de Águas (ANA), Magaly Vasconcelos, esteve em Belém esta semana para avaliar o Sistema de Abastecimento de Água por Captação das Águas de Chuva (SAC), que está entre os semifinalistas nas categorias Ensino e Pesquisa/Inovação Tecnológica, do Prêmio ANA deste anElaborado atendendo as especificidades das comunidades rurais amazônicas, o projeto foi iniciado em 2007, pelo Grupo de Aproveitamento de Água de Chuva, Saneamento e Meio Ambiente (Gpac Amazônia), coordenado pelo Professor Dr. Ronaldo Mendes. E aplicado pela primeira vez em 2011.

“Essa não é uma tecnologia importada, temos a pretensão de criar modelos regionais, que possam atender toda a população rural que sofre com a ausência de água potável, por isso é tão importante a parceria com o poder público”, afirma o Prof. Dr. Ronaldo Mendes.

Para conhecer de perto a efetividade do projeto, a representante da ANA fez uma visita à ilha Grande, que possui residências que já utilizam o SAC como sistema de abastecimento de água potável.

Magaly Vasconcelos foi acompanhada pelo diretor presidente da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), Antônio de Noronha Tavares; pelo Gpac Amazônia, chefiado pelo Prof. Dr. Ronaldo Mendes pela gerente de projetos da Europe for Business e ÁguaSociAL, Elisa Natola; a assessora da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, Lindalva Canaan Moraes; e representantes do Fórum das Ilhas.

Sac
Sistema de Abastecimento de Água por Captação de Água da Chuva

Realizado bianualmente, o Prêmio ANA, que está em sua 5ª edição, objetiva premiar as melhores práticas em uso sustentável da água. “Não há premiação financeira. O Prêmio consiste em dar visibilidade a boas práticas para que possam ser replicadas no Brasil”, explica Magaly Vasconcelos, que na ocasião avaliou a efetividade do projeto, resultados, aderência, abrangência local e a possibilidade de replicação em outras comunidades.

Este é o mesmo projeto que a Prefeitura de Belém já adotou no Plano Municipal de Saneamento Básico de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Belém, através da Amae, para atender a necessidade de água potável para as comunidades rurais. Utilizando um sistema de filtragem da água da chuva, através de filtros de carvão ativado, e adição de hipoclorito à água, o SAC fornece uma água própria para consumo e preparo de alimentos.

“O Prefeito Zenaldo Coutinho é um entusiasta das tecnologias sociais e já está em curso a instalação de 200 Sistemas de Captação de Água de Chuva, sem custo algum, para os moradores das ilhas do município”, relata o Professor da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, e atual Diretor Presidente da AMAE.

Visita Ilha Grande - ANA 2  Visita Ilha Grande - ANA

Segundo a Coordenadora de Gestão Ambiental da ANA, o que chama atenção é que o SAC não leva só água potável para a população, mas traz também soluções para alguns problemas sociais. “Esse projeto leva primeiro a água potável para a comunidade, mas ao longo de sua implantação, ele vai além. Impacta naquela comunidade de forma saudável e sustentável, trazendo saúde e fixação das comunidades rurais”.

Esta é a segunda vez que a tecnologia desenvolvida pelo GPAC Amazônia é indicada como finalista do Prêmio ANA, a primeira foi em 2012.  Em 2014 foram 452 projetos inscritos ao Prêmio. E nesta fase de semifinal, encontram-se 5 projetos concorrendo em cada uma das 6 categorias: Ensino, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Ong, Empresa, Governo e Organismo de bacias.

O resultado será divulgado dia 3 de dezembro, após a conclusão das vistorias em todo o Brasil e a avaliação da comissão julgadora, formada por excelências na área. “Claro que nós queremos ganhar o prêmio, mas isso já seria um complemento. Hoje é muito importante para nós essa visibilidade social”, garante o Coordenador do Projeto.

Foto: Ascom Amae