Coordenadoria Autárquica de Educação Sanitária e Ambiental – CESA

     Os serviços de saneamento estão relacionados de forma indissociável à promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como ao processo de proteção dos ambientes e dos recursos naturais. Desta forma, o desenvolvimento de ações educativas que possibilitem a compreensão sistêmica que a questão exige e fomentar a participação popular, engajada e consciente, no enfrentamento dessa questão, é essencial.

    Estimular um olhar atento à realidade em que se vive, uma vez que para transformá-la é essencial que a população conheça os diferentes aspectos relacionados ao saneamento, participe ativamente dos foros onde são tomadas as decisões sobre as prioridades de iniciativas e exerça controle social ao longo do processo, na busca pela universalização dos serviços de saneamento é fundamental.

     Nesse contexto, a Educação Sanitária e Ambiental, no âmbito da Regulação, constitui-se numa promissora possibilidade de atuação que busca, por meio de ações articuladas, oportunizar a emancipação dos atores sociais envolvidos e, com isso, despertar o protagonismo popular na condução das transformações esperadas.

    Sob esse aspecto, a ARBEL através da sua Coordenadoria Autárquica de Educação Sanitária e Ambiental – CESA/ARBEL que perpassa por vários seguimentos com inúmeras possibilidades em fornecer a população, informações, sobre atitudes conscientes e sustentáveis, vem desenvolvendo suas atividades de educação sanitária e ambiental e de cidadania, dentro da perspectiva da Regulação, visando a melhoria da oferta de serviços e da qualidade de vida da população e desta maneira destacar a importância da Agência no cumprimento adequado da prestação dos serviços.

O Projeto ARtBEL - Projeto Multidisciplinar de Educação Sanitária/ Ambiental destinado de forma progressiva, ao público infanto juvenil e adulto em geral, numa ação de cidadania e responsabilidade social promovida pela AGÊNCIA REGULADORA MUNICIPAL DE BELÉM – ARBEL.

Ações e Participações 

Para estimular a aprendizagem e o cuidado com o meio ambiente entre alunos da rede pública municipal, a Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel), deu início ao Projeto ARtBEL. Na manhã desta quarta-feira, 30, foi a vez da Escola Augusto Meira, no bairro do Benguí, receber a equipe do projeto.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o músico Salomão Habib, que há vários anos trabalha com a educação de crianças por meio de expressões artísticas, entre elas a música.
O objetivo do ARtBEL é estimular uma nova mentalidade sobre a utilização dos recursos oferecidos pela natureza, utilização racional da água e destinação correta de resíduos sólidos.
O evento contou com atividades lúdicas, música, muita diversão e conhecimento.

https://www.instagram.com/p/ClmlF54OSv0/

A Arbel deu prosseguimento às ações de afixação de cartazes em mais de 500 veículos do transporte coletivo urbano, que atendem 123 linhas ônibus na Região Metropolitana de Belém. Os cartazes trazem informações sobre a destinação correta dos resíduos sólidos e de coleta seletiva. O objetivo é que cada vez mais a população tenha acesso a informações que garantam atitudes conscientes para um meio ambiente sustentável.

https://www.instagram.com/p/CjYGaIyOPDE/

Na manhã deste sábado, 24, o Projeto Arbel Itinerante esteve em Icoaraci levando aos moradores do distrito informações sobre o consumo consciente da água e a destinação correta dos resíduos sólidos. A ação foi realizada a convite da Igreja Batista da Agulha que desenvolve projeto social junto à comunidade.

https://www.instagram.com/p/Ci5V8XpjcC4/

Uma ação ambiental integrada na Ilha de Cotijuba envolvendo mulheres da ilha e atividades de coleta seletiva. Esse foi o tema discutido pelas equipes de educação ambiental da Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), nesta quinta-feira, dia 04.
Participaram da reunião pela Sesan, Alexandre Veloso e Frank Galvão; pela Arbel, participaram a coordenadora de Educação Ambiental Elenilce Freitas e os assessores Marcello Ádamis, Renee Santos e Maridalva Dias.

https://www.instagram.com/p/Cg2B1YhOecP/

O distrito de Outeiro recebeu nesta quarta, dia 27, ação da Agência Reguladora de Belém (Arbel) com orientações sobre cuidados com o meio ambiente. Moradores, comerciantes e veranistas puderam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Arbel, além de receber informações sobre o descarte correto dos resíduos sólidos e reaproveitamento de produtos recicláveis. Esta ação já havia percorrido os distritos de Mosqueiro e Icoaraci neste mês de julho.

https://www.instagram.com/p/CgkHSbJjYis/

https://www.instagram.com/p/Cghj6JyOoWK/

O distrito de Icoaraci recebeu nesta quarta, dia 20, ação ambiental da Arbel que levou aos moradores e comerciantes orientações sobre descarte consciente dos resíduos sólidos.
A atividade ambiental denominada ‘’Arbel Verão se faz com regulação’ tem como foco orientar sobre os cuidados com o meio ambiente.

A ação faz parte da programação oficial da Prefeitura de Belém: Verão da Gente 2022.

https://www.instagram.com/p/CgQFfVoDyKq/

https://www.instagram.com/p/CgPcYJiu_Ym/

Mosqueiro receberam nesta quinta-feira, dia 14, orientações sobre cuidados com o meio ambiente e destinação correta dos resíduos sólidos.

A ação realizada pela Agência Reguladora de Belém (Arbel), denominada ‘’Arbel Verão se faz com regulação”, faz parte da programação oficial da Prefeitura de Belém: Verão da Gente 2022.

https://www.instagram.com/p/CgCJ-79D9im/

https://www.instagram.com/p/CgAOhJ1uyq9/