Sustentabilidade e inovação são pauta de congresso em Belém

Antonio de Noronha Tavares, diretor-presidente da Amae: Além da troca de experiências, congresso permitirá discutir temas como a sustentabilidade dos Planos Municipais de Saneamento.

A Amazônia é um ecossistema complexo e frágil que necessita de leis severas de proteção ambiental. Promover projetos de sustentabilidade tornou-se necessidade para manter os recursos naturais para as gerações futuras. E é com o objetivo de evoluir os níveis da qualidade ambiental e de saneamento da região Norte que foi lançado na manhã desta terça-feira, 03, no Hangar Centro de Convenções, o I Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-Pará) com o apoio da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae-Belém), o evento inclui ainda o I Fórum Pan-Amazônico de Engenharia Sanitária e Ambiental e a I Mostra de Pesquisa, Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. “Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento na Amazônia” será o tema dos três eventos que ocorrerão do dia 24 ao dia 26 de novembro de 2016 no Hangar.

Autoridades em saneamento prestigiam lançamento do I Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Melhorar a saúde e a educação no Estado só será possível se existir um saneamento de qualidade, resolução que o presidente da Abes-Pará, Evaristo Rezende, ressalta. “Melhorar os níveis de saneamento na região Norte é nosso grande foco para com este Congresso. Sem saneamento não há como melhorar saúde nem educação. O saneamento é primordial para evitar doenças como a dengue, tendo uma infraestrutura adequada poderemos minimizar, ao máximo, riscos como esses”. avalia Rezende.

O papel da Amae no âmbito do saneamento básico no município de Belém é o de órgão planejador, regulador e fiscalizador dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados à população. Para o diretor-presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares, eventos como o I Congresso possibilitam o crescimento pessoal e profissional através do intercâmbio de idéias, ações e conhecimento científico das questões do saneamento e meio ambiente.

O crescimento da consciência social e política dos desafios que a sociedade e o poder público precisam enfrentar no sentido de aumentar os índices de atendimento dos serviços de saneamento tronam-se relevantes para melhorias significativas da qualidade ambiental e qualidade de vida da população. “A Prefeitura vai ter um papel fundamental neste congresso, pois o momento permitirá além da troca de experiências, discutir, reavaliar e ou validar temas como regulação do setor, a sustentabilidade dos Planos Municipais de Saneamento, entre outros assuntos”, comenta o diretor-presidente da Amae.

Ainda dando ênfase ao papel da Agência Reguladora, o presidente da comissão executiva do congresso, Luiz Otávio Mota, afirma que para se ter uma parceria entre público e privado, é necessário haver um órgão de regulação como a Amae. “É preciso que haja uma regulação e fiscalização dos empreendimentos na área de água e esgoto do município. A grande pauta dos investimentos de hoje é a parceria entre público e privado, então a Amae precisa existir para negociar custos e principalmente para exigir por fiscalização permanente para a qualidade dos serviços prestados. Você não pode pensar em uma parceria privada na área de saneamento sem a regulação da Amae dentro do nosso município”, afirma Luiz Otávio.

David Lopes, vice-presidente da Abes-Pará destaca o projeto de captação de água da chuva realizado pela Prefeitura como bom exemplo de sustentabilidade .

Uma das principais questões que serão expostas no I Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental é como desenvolver a Amazônia de forma sustentável. o vice-presidente da Abes-Pará,David Lopes, afirma que muitas tecnologias país afora não são aplicadas dentro da região amazônica e é por isso que existe a necessidade de adequar-se à realidade dos recursos encontrados dentro da Amazônia. “O projeto de captação de água da chuva realizado pela Prefeitura é um bom exemplo de sustentabilidade que devemos levar adiante” , delcara Lopes.

As inscrições e valores para participar do I Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental estão disponíveis no site www.cbnabes.com.br. Lá os interessados encontram todas as informações sobre o projeto e os assuntos em pauta para discussões. O evento ocorrerá de 24 a 26 de novembro no Hangar Centro de Convenções.

Presidente da Abes/Pará e equipe da Amae/Belém.

Texto: Caroline Torres
Foto: Eliza Forte