O que você procura?

Soberania alimentar é tema da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belém acontece no auditório da Esamaz
A III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belém acontece no auditório da Esamaz

Debater os rumos da qualidade da alimentação no município, desde a escolha daquilo que é plantado até a refeição que chega à mesa da população. Com este objetivo, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belém (Comsea-Belém), realizam, nesta sexta-feira, 26, a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belém.

Com o tema “Soberania Alimentar: pelo direito à comida de verdade”, órgãos públicos, instituições de ensino superior e sociedade civil estarão reunidos e empenhados na discussão de propostas que assegurem o direito humano à alimentação adequada, a partir de alimentos de alto valor nutritivo e baixo custo. Esta é uma constante preocupação da PMB com a qualidade de vida da população de Belém, por isso vem investindo em políticas públicas que valorizam a agricultura familiar e o controle social

A conferência conta com a parceria da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), local onde a programação irá acontecer, no horário de 8h às 18 horas. O evento terá a participação de instituições como a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o Conselho Estadual de Saúde, Conselho Regional de Nutrição, OAB-Pará e Defensoria Pública do Estado. A Coordenadora Estadual de Nutrição (Sespa), Rahilda Tuma fará a conferência magna de abertura.

“Promover a segurança alimentar dos munícipes é uma necessidade cada vez mais latente na sociedade atual, frente às doenças oportunistas do nosso século, que tem ligação direta com a alimentação, e que podem ser evitadas com prevenção e informação, como é o exemplo da obesidade”, destaca Bruna Lorrane, diretora geral da Copsan e presidente do Comsea-Belém.

Durante o evento serão realizados grupos de trabalho mediados por especialistas na área de nutrição que vão tratar sobre três eixos temáticos: a soberania alimentar; a água como princípio fundamental ao direito humano à alimentação adequada; e educação alimentar e nutricional: prática contínua, intersetorial e multidisciplinar.

As sugestões dos grupos serão apresentadas e votadas em plenária ao final da conferência. As propostas aprovadas farão parte de um documento oficial que será encaminhado ao poder público. A III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belém serve como preparação para as conferências estadual, a ser realizada em agosto, e nacional, que ocorrerá no mês de novembro, em Brasília.

Sugestões de entrevistados:

– Bruna Lorrane, diretora geral da Copsan e presidente do Comsea-Belém.

– Rahilda Tuma, Coordenadora Estadual de Nutrição (Sespa)

– Prof. Francisco Nascimento (UFPa), mediador grupo de trabalho “Soberania Alimentar”.

– Antonio de Noronha Tavares (Presidente da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém – Amae), mediador grupo de trabalho “A água como princípio fundamental ao direito humano à alimentação adequada”.

– Profª. Viviane dos Santos Viana (Cesupa), mediadora grupo de trabalho “Educação alimentar e nutricional: prática contínua, intersetorial e multidisciplinar”.

Texto: Lilianne Villacorta

Foto: Tássia Barros

Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional – Copsan