Semec e Amae propõem Programa Ambiental Sustentável para as escolas rurais do município

Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes

A Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na ilha da Várzea, zona rural de Belém, foi escolhida pelo Prefeito Zenaldo Coutinho para receber uma série de ações que a tornem um modelo de escola autossustentável a ser replicado em outras escolas rurais do município.

O Programa Ambiental Sustentável será conduzido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), que buscam viabilizar a aplicação de diversas inovações sociais e ações ambientais na Escola Nossa Senhora dos Navegantes.

“O prefeito Zenaldo Coutinho determinou que entre as ações de referência ambiental no município, tenhamos a Escola Nossa

Sistema de Abastecimento de água por captação da água de chuva

Senhora dos Navegantes como um exemplo a ser replicado”, explicou o Diretor Presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares, que nos últimos dias se reuniu com representantes do Projeto ÁguaSociAL, a fim de viabilizar uma parceria para futuros investimentos e apoio no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias sociais que possam ser aplicadas na escola.

Alguns projetos que já foram vislumbrados para a escola incluem o sistema de abastecimento de água através da captação da água de chuva, a utilização de energia solar, coleta seletiva de lixo, compostagem do lixo do restaurante escolar, além do programa horta escolar.

Elisa Natola, gerente do projeto ÁguaSociAL, uma colaboração técnica e científica entre União Europeia e Brasil, acredita que esta primeira reunião foi muito importante para definir prioridades. “Do ponto de vista europeu é muito importante desenvolver pesquisas no Brasil, por isso queremos ampliar essa rede através de novas parcerias e projetos”, garantiu.

O projeto da horta escolar já é realizado pela prefeitura em escolas das ilhas

O Coordenador do Grupo de Aproveitamento de Água de Chuva, Saneamento e Meio Ambiente (Gpac Amazônia), professor doutor Ronaldo Mendes, e a Diretora de Projetos Sociais da UFPA, Lindalva Canaan Jorge Moraes, que também fazem parte do Projeto ÁguaSociAL, se entusiasmaram com a possibilidade de desenvolver tecnologias sociais que possam beneficiar a futura escola modelo.

Segundo Ronaldo Mendes, as tecnologias sociais são criadas para atender as necessidades de grupos ou comunidades de forma eficaz e autossustentável, com o objetivo de solucionar problemas sociais.

A próxima etapa do programa é uma reunião entre os membros do projeto ÁguaSociAL e o prefeito Zenaldo Coutinho, já para apresentar ideias e projetos que possam ser aplicados de modo efetivo na escola rural.

Foto: Ascom Semec