Programa “Cuida Belém, Cuide Também” chegará à região das ilhas

Visita à Cotijuba
A visita à Cotijuba mobilizou também membros do Fórum das Ilhas, do Grupo de Pesquisa da UFPA e do Conselho Nacional das Populações Extrativistas.

Esta semana, representantes da Agência de Regulação Municipal de Água e Esgoto (Amae) e do Sistema de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) estiveram reunidos com a finalidade de coletar informações sobre o novo Sistema de Abastecimento de Água que será implantado em Cotijuba. O projeto integra as ações do programa “Cuida Belém, Cuide Também”, que começaram em 2013 e agora chegarão aos distritos e ilhas do município.

Essa nova frente de ações, chamada “Cuida Belém – Ilhas”, busca estender as ações municipais para a área rural e região das ilhas, que até então não eram contempladas por políticas públicas. “O prefeito Zenaldo Coutinho é sensível à realidade dessas comunidades e pediu que colaborássemos com o projeto para agilizá-lo”, informou o diretor presidente da Amae, o engenheiro sanitarista e ambiental Antônio de Noronha Tavares.

O programa contempla ações de diversas secretarias, entre as quais a Amae, Seurb, Funbosque, Semec, Sesan, Sesma, Sehab, Comus e Segep, além da participação da Cáritas Metropolitana, da Arquidiocese de Belém, idealizadora e executora do projeto “Água em Casa Limpa e Saudável”, que consiste em um modelo de abastecimento de água potável baseado no armazenamento da água da chuva. No dia 31 de julho, uma equipe de técnicos esteve em Cotijuba para coletar dados e produzir um estudo sobre a implantação desse sistema de captação.

Uma equipe de técnicos esteve em Cotijuba para coletar dados e produzir um estudo sobre a implantação do sistema de captação

Segundo Baudelio Marçal, gerente de Regulação da Amae, a utilização desse sistema é uma realidade comum no semiárido nordestino e, adaptada à realidade local, pode trazer muitos benefícios para os moradores da área rural e região das ilhas de Belém. “Esse projeto foi escolhido porque já foi testado e apresentou resultados satisfatórios quanto à potabilidade da água, obtida por meio da técnica de Desinfecção solar ou SODIS (Solar Water Disinfection)”, explicou.

A visita mobilizou também membros do Fórum das Ilhas, do Grupo de Pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Conselho Nacional das Populações Extrativistas. A equipe percorreu áreas que ainda não são atendidas com abastecimento de água e verificou as carências existentes na ilha de Cotijuba, por meio da coleta de informações junto à comunidade local e lideranças. “Esse projeto contempla aquelas famílias de baixa renda que ainda não dispõem de alguns serviços essenciais, como é o caso do fornecimento de água. O que buscamos é a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, conta Milena Almeida, da Amae.

A primeira etapa do projeto já começa a ser colocada em setembro deste ano, beneficiando as comunidades de Cotijuba, Paquetá, Jamaci, Feitoria, Combu, Ilha Longa, Jutuba, Murucutum e Ilha Grande. Ao todo, serão construídos 200 sistemas de captação de água nessas localidades.

O Sistema surgiu de uma parceria entre Universidade Federal do Pará e a Rede Paraense de Tecnologias Sociais. Foi iniciado em 2008, dentro do Grupo de Aproveitamento de Água da Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente, que pertence à UFPA, e cresceu a partir da integração com a Rede Paraense de Tecnologias Sociais, que reúne diversas instituições e organizações.

A decisão de adotar esse sistema surgiu por conta de um levantamento feito pela Prefeitura de Belém junto às populações rurais e ribeirinhas, que identificou a ausência de água potável como um dos principais problemas dessas comunidades. De acordo com o diretor presidente da Amae, o próximo passo é reunir com os moradores dessas áreas para apresentar o projeto e mostrar como ele funciona. “Este é um sistema que precisa da manutenção do usuário, e somente através da educação sanitária e ambiental ele alcançará sua finalidade”, afirma.

Foto: Milena Almeida