Prefeitura de Belém no combate ao Aedes aegypti

Sem título 2Já são mais de 800 agentes de controle de endemias (ACE’s) que    vem atuando em Belém no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Um trabalho que vem sendo intensificado pela Prefeitura de Belém, por meio de mutirões,   visitas a escolas, evisitas domiciliares  para  a   identificação   e   eliminação  dos criadouros do mosquito.

“Em outubro do ano passado  dobramos    o   número   dos   agentes   de endemias e, com todas as parcerias que temos feito, estamos envolvidos no  combate  aos  focos  do  mosquito”,  destacou  o  prefeito  de  Belém, Zenaldo Coutinho, durante a abertura oficial do dia  D  de  Combate  ao  Aedes  aegypti, realizado  no  último  dia  19.
Neste contexto, a Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae)  também  tem  se  engajado  no combate ao mosquito e colaborado com as ações da gestão municipal. Para o diretor presidente da Agência, Antônio de Noronha Tavares, a luta é de toda a sociedade, portanto é preciso do apoio de todos. “De acordo com o Ministério da Saúde, 70% dos criadouros do Aedes estão dentro  das  residências.  E,  para  que  esses  vírus  não  se  alastrem  é preciso da conscientização e colaboração de todos”, ressaltou.
Sem título 1Para o trabalho de orientação à população e a busca de focos do mosquito, a Prefeitura de Belém tem contado com o apoio das Forças Armadas, Defesa Civil, e já percorreu diversos  bairros  da  capital  paraense,  como:  Souza,  Curió, Cidade Velha,   Jurunas,   Batista  Campos,   Marambaia,   Pratinha,   Tapanã,  Val-de-cans,  Umarizal,  Sacramenta, Providência, entre outros; além dos distritos, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.
“É importante que cada um olhe ao redor dentro de casa, no seu quintal, até mesmo  no  seu  local  de  trabalho  para que juntos, todos nós possamos combater de forma eficaz o mosquito”,  frisou  o  titular  da  Secretaria  Muncipal  de Saúde (Sesma), Sergio de Amorim Figueiredo.
Sem título 3Para aqueles que identificarem possíveis criadouros do mosquito ou casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura Municipal também disponibilizou o  contato  do  Disque  Endemias (3344-2466).  E,  devido  ao  grande número de ligações recebidas nos últimos meses, essas denúncias  também  podem  ser  feitas  diretamente  para  as coordenações distritais do seu bairro, confira abaixo:

DAMOS – Mosqueiro (Aeroporto, Ariramba, Baía do Sol,  Bonfim,  Carananduba,  Caruará,  Chapéu  Virado,  Farol, Mangueiras, Maracajá, Marahú, Murubira, Natal do Murubira, Paraíso, Porto Arthur, Praia Grande,  São Francisco, Sucurijuquara e Vila) – 0800 091 3344

DAOUT – Outeiro (Água Boa, Itaiteua, Brasília e São João) – 0800 091 2859

DAICO – Icoaraci (Agulha, Águas Negras,  Campina de Icoaraci,  Parque  Guajará,  Maracacuera, Tenoné,  Paracuri, Cruzeiro e Ponta Grossa) – 3227-3355

DABEN – Benguí (Tapanã, Benguí, Parque Verde, Cabanagem, Pratinha,  São Clemente,  Coqueiro e Una) –  3297-3275

DAENT – Entroncamento (Val-de-cans, Mangueirão,  Castanheira,  Guanabara,  Marambaia,  Souza,  Curió-utinga, Águas Lindas, Aurá, Universitário) – 0800-091-6371

DAGUA – Guamá (Jurunas, Terra Firme, Guamá, Condor, Canudos e Cremação) – 0800-095-1691

DABEL – Belém (Umarizal, Reduto, Nazaré, Campina,  Batista Campos,  Cidade Velha,  São Brás e Marco):  3344-2464

DASAC – Sacramenta (Telégrafo, Fátima, Sacramenta, Maracangalha, Barreiro, Miramar e Pedreira) – 3344-0271

Imagens: Divulgação