Prefeitura de Belém lança agenda de apoio à habitação rural

Mais de 90 famílias da comunidade Mártires de Abril aguardam ansiosamente pelas melhorias que serão implantadas com o projeto

Para a população que vive na comunidade rural Mártires de Abril, localizada no distrito de Mosqueiro, a cerca de 70 quilômetros de Belém, as dificuldades são muitas. Faltam, por exemplo, um sistema de abastecimento de água e de saneamento adequados para garantir condições dignas de sobrevivência. A pequena produção de gêneros alimentícios, por exemplo, serve muito mais à subsistência do que à comercialização e, portanto, não culmina com a geração de renda.

Essa realidade deve começar a mudar a partir desta sexta-feira, 07, quando a Prefeitura de Belém lançará uma grande agenda de apoio à habitação rural. Trata-se de uma verdadeira força-tarefa de diversos órgãos municipais que trabalharão juntos para proporcionar aos pequenos produtores rurais apoio técnico e estrutural, através da criação e aprimoramento de sistemas de abastecimento de água, capacitação para a produção de merenda escolar e facilidades de acesso a crédito bancário.

“A agenda de apoio à habitação rural vai garantir a essas populações mais do que habitação de qualidade. Será criada uma infraestrutura para dar todo suporte necessário a essas famílias e ajudar a resolver problemas como a falta de abastecimento de água. Vamos implantar um sistema de captação de água de chuva, e assim fornecer água potável para a comunidade. Saúde, saneamento e qualidade de vida estão relacionados entre si. Investir em saneamento é a forma mais eficiente de promover a saúde pública”, afirma o engenheiro sanitarista e presidente da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), Antônio de Noronha Tavares.

Maria dos Anjos cultiva, entre outros itens, abacaxi e já sonha com o aumento da produção

Com moradia digna e condições adequadas para o plantio, homens e mulheres da comunidade ganham novo ânimo para melhorar a renda familiar e a qualidade de vida de todos. A produtora rural Maria dos Anjos Barbosa, de 64 anos, já conta com as melhorias que receberá em breve. “Esse sonho não é só meu, mas de todas as mais de 90 famílias aqui da comunidade inscritas no projeto. Queremos melhorar nossa produção e oferecer produtos de qualidade aos futuros clientes, o que vai contribuir de forma direta com a nossa renda. Desejo um futuro melhor para minha filha, e sei que se trabalharmos todos juntos no plantio, tudo irá mudar”, acredita ela, que cultiva abacaxi, açaí e cupuaçu.

O termo de compromisso do projeto foi assinado neste ano, entre a Prefeitura Municipal de Belém, Fundação Papa João Paulo XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Agência Reguladora de Água e Esgoto do Município (Amae), Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) e Conselho Nacional das Populações Extrativistas.

“A união de todas essas secretarias será de extrema importância para os pequenos produtores. Além da habitação, vamos orientá-los e capacitá-los para que a produção deles seja utilizada para a merenda escolar da rede municipal. Queremos manter esses extrativistas no campo, produzindo alimentos, gerando emprego e renda”, ressalta o secretário municipal de Habitação, João Cláudio Klautau.

Texto: Milene Amaral
Foto: Janine Valente
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)