Prefeito anuncia atendimento emergencial e abastecimento com água da chuva no Aurá

Comunidade será recebida pelo prefeito em unidade pedagógica ribeirinha

Nesta quinta-feira, 22, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, vai visitar a Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes,localizada às margens do Rio Aurá, para junto com a Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae) apesentar as ações emergenciais a serem desenvolvidas para garantir água potável às comunidades ribeirinhas.

A primeira ação deverá beneficiar 65 famílias da comunidade, aproximadamente 325 pessoas, que receberão semanalmente garrafões de água mineral. “Realizamos uma reunião com a comunidade ribeirinha que vive nas proximidades do rio Aurá, para identificarmos a melhor forma de atender aquela população de forma imediata, pois apesar de já existir um plano de saneamento rural, que prevê a implantação do Sistema de Captação de Água de Chuva naquela comunidade, a Prefeitura de Belém trabalha para atender de forma eficiente situações emergenciais como esta”, explica o diretor presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares.

A ação emergencial deverá beneficiar 65 famílias da comunidade, aproximadamente 325 pessoas

Segundo Noronha, o próximo passo será a implantação do Sistema de Abastecimento de Água na Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes. Uma ação compartilhada entre Amae e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), que ficará responsável pela obra e operação dos serviços.

No encontro com a comunidade, o prefeito também pretende anunciar o período de início da licitação para que 200 Sistemas de Captação de Água de Chuva (SAC) sejam instalados nas 39 ilhas do município.

“O prefeito Zenaldo Coutinho entende a importância de utilizar as inovações sociais existentes em benefício da população como um todo e, principalmente, das populações ribeirinhas que são historicamente esquecidas e sofrem com situações de vida adversas”, afirma o diretor da Amae.

Foto: Ascom Semec