Natal solidário anima mais de 200 crianças na ilha de Jutuba

Mais de 200 crianças ribeirinhas foram presenteadas

O som de flauta, teclado, palmas e risos de crianças animaram a manhã desta sexta-feira, 19, na Capela de São João Macias, na Ilha de Jutuba. O motivo de tanta alegria foi a programação do 1º Natal Solidário da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), que movimentou a ilha com a distribuição de mais de 200 brinquedos para crianças de Jutuba e da Comunidade do Poção.

A “Ação solidária – Sonhos pelas águas” foi realizada pela Amae, em parceria com Fórum das Ilhas, Grupo de Aproveitamento de Água de Chuva da UFPA (Gpac Amazônia), além da colaboração das empresas amigas da Amae, Refry e Cicopal,  que participaram da ação através de doações, levando para as crianças mais do que brinquedos, lanches e um momento de lazer, mas também a vontade de manter vivo o espírito natalino e renovar as esperanças em torno do crescimento de infraestrutura para as ilhas e suas próximas gerações.

O Natal Solidário foi realizado pela Amae em parceria com Fórum das Ilhas e Gpac Amazônia

“A Amae recebeu do prefeito Zenaldo a missão de zelar pelas comunidades rurais, historicamente esquecidas pelas políticas públicas. Ao longo do processo de planejamento de ações e metas para abastecimento de água e esgoto para essas áreas, percebemos a necessidade de fazer uma ação social, e abraçamos essa causa”, ressalta o diretor presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares.

Os funcionários da Amae ficaram comovidos com a causa e participaram ativamente da realização do Natal solidário, o que chamou a atenção do Padre Jonas Teixeira, também Coordenador do Fórum das Ilhas, que já realizava projetos semelhantes durante o Natal desde 2007.

Brincadeiras, distribuição de presentes e a presença do papai noel, animaram a criançada

“A participação da Amae, além de dar uma nova cara para uma ideia que nós já vínhamos desenvolvendo aqui, fez o evento crescer muito e ainda traz visibilidade para os moradores das ilhas, que já estavam entusiasmados com o projeto para implantação de 200 sistemas de captação de água de chuva, que vão trazer água potável e mais saúde para a população local, e agora tiveram mais um motivo para se alegrar”, afirma o Padre Jonas.

Para Joniel, de 12 anos, filho da dona Eliane de Jesus da Silva Coutinho, mãe de 12 filhos, essa foi a oportunidade de ganhar um presente que normalmente não ganharia. A mãe falou as dificuldades da família e a importância do evento. “Ele ficou muito feliz! Geralmente não temos a possibilidade de comprar brinquedos para eles. São 12 filhos e se compro brinquedo, vai faltar dinheiro para outras coisas” explica, dona Eliane.

Joniel, de 12 anos, era só alegria no dia da ação

A felicidade de Joniel estava estampada no rosto. O menino abriu o presente aos pouquinhos, querendo desfrutar cada momento, e no final ainda contou que as brincadeiras e a presença do papai noel foram seu momento preferido do dia.

Já Elielson, de 9 anos, filho de Izabel dos Santos Silva, afirmou que o melhor do dia era o jogo de matemática que ganhou do papai noel. Elielson surpreendia pelo seu entusiasmo com a matéria, que segundo a mãe, é a preferida do garoto na escola. “Ele é um excelente aluno”, falou orgulhosa.

Ao final, enquanto crianças e pais voltavam para casa em seus barcos cheios de presentes e com um sorriso grande no rosto, os servidores da Amae não escondiam a satisfação de poder participar desta experiência. Segundo eles, a ação valeu a pena e não iriam parar por aí. “Vamos continuar com o projeto! A ideia é a cada ano visitar uma ilha e levar a magia do Natal para essa criançada”, afirmou o diretor presidente da Amae.

Empresas amigas da Amae na “Ação solidária – Sonhos pelas águas”

cicopal2     logo Refry

Foto: Isis Renata Fonseca