Gestão das Águas Subterrâneas da Região de Belém/PA

A Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE) participou como membro da Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos Trabalhos (CTAF) na elaboração sobre os Estudos Hidrogeológicos para a definição de estratégias de gestão das águas subterrâneas da região de Belém/PA.

Os estudos, concluídos no ano passado, abrangeram os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Isabel e Santa Barbara do Pará. O trabalho foi desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e a empresa responsável pelo estudo foi a Profill Engenharia e Ambiente Ltda.

As pesquisas propiciaram a geração de conhecimentos hidrogeológicos sobre os sistemas aquíferos da região de Belém, as relações entre eles e os corpos d’agua superficiais, além

da avaliação de locais com restrições de uso tanto em termos de quantidade quanto de qualidade. O resultado subsidiará a elaboração de diretrizes gerais para a gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos na região.

Os municípios de Belém e Ananindeua, que detém 88% da população da área estudada, possuem sistemas de abastecimento público misto, envolvendo águas superficiais e subterrâneas.

Já nos municípios de Benevides, Santa Barbara do Para e Santa Isabel do Pará por sua vez, o sistema de abastecimento é completamente realizado por água subterrânea, segundo o Atlas de Abastecimento Urbano de Água, da ANA.

Sendo assim, estima-se que nessa área a proporção de uso de águas superficial e subterrânea para o abastecimento público ocorra na razão de 62% e 38%, respectivamente.  A intenção do referido estudo é a elaboração de um Plano de Gestão de Águas Subterrâneas que estabelecerá metas a serem alcançadas, visando atender a demanda atual e futura da região.

Além da Amae, também fizeram parte da Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos Trabalhos (CTAF), os órgãos como: SEMAS/PA; o Serviço Geológico do Brasil (CPRM); a Universidade Federal do Pará (UFPA); prefeituras municipais de Ananindeua, Marituba, Santa Isabel e Santa Barbara do Pará; e a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA).

Fonte: imagem site ANA  (2018)