Evento que passará por seis capitais da América Latina é lançado em Belém; Prefeitura apoia

Prefeito de Belém Zenaldo Coutinho
Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Em março de 2018, Brasília (DF) receberá a 8ª edição do Fórum Mundial da Água, evento de abrangência internacional que visa discutir os desafios e a importância da sustentabilidade da água no mundo inteiro. O Fórum ocorre a cada três anos e deve reunir cerca de 30 mil pessoas na capital federal. Para se preparar para este grande evento, o Conselho Mundial da Água optou, pela primeira vez em sua história, por realizar uma série de eventos preparatórios em seis capitais da América Latina – São Paulo, Santiago (Chile), Salvador (BA), Tijuana (México) e Foz do Iguaçu (PR) –, o pontapé inicial foi dado em Belém na noite de quinta-feira, 9, com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. A abertura do evento aconteceu no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Newton de Lima Azevedo.
Governador do Conselho Mundial da Água, Newton de Lima Azevedo.

A escolha de Belém para o lançamento do projeto “Rumo a Brasília/Norte das Águas 2018” foi, de acordo com o governador do Conselho Mundial da Água, Newton de Lima Azevedo, uma escolha imediata e fácil. “Eu poderia ficar dois dias falando sobre os motivos para escolher Belém. Possui a maior bacia hidrográfica do mundo, é a porta da Amazônia e a relação do paraense com a água é íntima, seja pela mobilidade através dos rios, como pela subsistência através da pesca”, explica. Segundo Azevedo, foi quase um ano de preparação para a realização do evento, que reúne cerca de 45 pesquisadores e profissionais que tem como enfoque do trabalho a temática da água.

“Nós escolhemos fugir do óbvio, queremos dar outro enfoque para o debate sobre água, por isso chamamos de chefs de cozinha a navegadores para discutir os temas. Nosso objetivo principal é incluir a sociedade na discussão, para que a partir daí haja um processo mais participativo e de conscientização”, afirma o governador do Conselho Mundial da Água.

Para o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, trazer essa discussão para uma cidade que possui 39 ilhas e mais de 60% de território insular é importante e motivo de alegria, mas também de oportunidade de trazer ao cerne da discussão temas como o pagamento da taxa de utilização da água para quem utiliza o recurso para fins econômicos. “Nossa região tem auxiliado o Brasil na produção de energia elétrica, devido ao enorme potencial dos nossos rios. Porém, eu faço um apelo do tamanho da Amazônia: precisamos garantir a preservação do meio ambiente. Fica o meu registro da importância do pagamento da taxa de utilização da água, pois precisamos de meios para garantir a preservação desse bem preciosíssimo”, destacou o prefeito.

Paulo Salles.
Paulo Salles, diretor-presidente da Adasa.

O uso consciente da água também foi tema de destaque durante a abertura do evento, que contou com representantes do governo federal, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), do governo do Estado, entre outros. “Estamos aprendendo no nosso país e no mundo que a água é um bem finito, seja em quantidade como em qualidade”, disse o diretor presidente Adasa, Paulo Salles, que lembrou a todos do lema “Cada gota de água conta”, como uma meta para os próximos anos.

O palestrante da primeira noite do evento foi o navegador e escritor Amyr Klink, que conhece de perto as penúrias e alegrias de navegar em meio a mares e oceanos, e ao mesmo tempo ter de racionar água potável, o que se tornou uma prática para a vida inteira. “Acredito que a gente só começa a se conscientizar, quando começamos a mensurar quanto gastamos por aquela quantidade de água, pela geladeira ligada o dia inteiro, e assim vai. É papel do Estado fomentar as soluções, mas é papel das pessoas também buscarem essas soluções”, afirmou o navegador, que ainda ressaltou a importância desse espaço para que se discutam as demandas locais.

Amyr Klink;
Escritor, Amyr Klink.

O governador do Estado em Exercício, Zequinha Marinho, enfatizou o ponto de vista de Amyr Klink. “Poder utilizar cidades e regiões estratégicas para discutir esse tema de forma local é muito importante. A questão ambiental sempre foi vista como forma de enterrar a economia, o que não é verdade. Precisamos de boas leis não só no papel, mas também na prática”.

O evento “Rumo a Brasília/Norte das Águas 2018” segue até domingo, 12, na Estação das Docas, com a realização de debates, oficinas e palestras.

Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)