O que você procura?

Dia Mundial da Água é celebrado com destaque para o uso racional

  No último dia 22 de  março foi comemorado o Dia Mundial de um dos elementos mais importante da humanidade: a Água. Mas celebrar a data em um momento de pandemia, quando enfrentamos um enorme desafio de saúde pública gerado pela ameaça da covid-19, significa relembrar a importância do seu uso racional e da mobilização de todos para a sustentabilidade do fornecimento e da preservação.

A água é a aliada número um em meio a pandemia que nos assola. Higienizar as mãos com água e sabão está no topo dos cuidados necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Além disso, manter-se bem hidratado também é fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) calcula que 40% da população mundial, ou seja, 3 bilhões de pessoas, carece de meios para lavar as mãos em casa por falta de acesso fácil à água potável, por não ter condições de comprar sabão ou simplesmente pela falta de consciência da importância desta prática.

Mais de 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água tratada.  Daí a necessidade do uso racional desse precioso elemento para gerar mais visibilidade e contribuir para a conscientização de todos sobre a importância da água em nossas vidas.

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”

Fonte: dados (Unicef) e imagem (Folha do Meio)