Comunidade do Aurá começa a receber água potável a partir de terça-feira, 27

Zenaldo Coutinho esteve pessoalmente comunicando aos moradores da comunidade ribeirinha, os projetos da PMB para garantir água potável para todos.

Para conversar com a comunidade e anunciar uma série de projetos para levar água potável à comunidade ribeirinha ainda no primeiro semestre de 2015, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, esteve nesta quinta-feira, 22, na Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes, nas proximidades do rio Aurá.

A primeira ação anunciada pelo Prefeito ocorrerá já na próxima terça-feira,27, uma medida emergencial tomada pela Prefeitura para abastecer com garrafões de água potável as 65 famílias,cerca de 325 pessoas, da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes.

A Amae ficou responsável pelo planejamento dos sistemas de abastecimento de água que serão implantados na comunidade

“Duas vezes por semana, terças e sextas, a Prefeitura distribuirá gratuitamente o equivalente a cinco litros diários de água por pessoa. Essa medida foi encontrada através de um diálogo direto com a comunidade para atendê-los até que entre em ação a segunda etapa do projeto, que é levar um sistema individual de captação de água de chuva para cada uma das 65 famílias da comunidade”, explica Zenaldo Coutinho.

Segundo a líder comunitária Diana Amaral essa é uma vitória muito sonhada e aguardada pela população ribeirinha. “Sempre acreditei que o Zenaldo fosse o prefeito que iria mudar nossa realidade e agora não tenho nem palavras para explicar o quanto estou feliz. Nenhum prefeito havia feito nada por nós, essa é uma grande vitória!”, afirma.

Iniciativa da Prefeitura beneficia 65 famílias da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes

Para o agricultor Jorge Gonçalves dos Santos, morador da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, essa água de qualidade chega para mudar a difícil realidade enfrentada por eles, trazendo qualidade de vida, saúde, e a confiança de que outros projetos possam ser colocados em prática no local.

A Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), juntamente com o Grupo de Aproveitamento de Água de Chuva, Saneamento e Meio Ambiente (Gpac Amazônia), chefiado pelo professor Ronaldo Mendes, aproveitaram para explicar aos moradores como funcionarão os Sistemas de Captação de Água de Chuva, que através da filtragem da água da chuva e adição de hipoclorito, fornecerão água de qualidade à população.

Na próxima terça-feira, 27, começa a distribuição de água potável

“O prefeito determinou que déssemos prioridade ao saneamento rural, e essas ações que começam a chegar às ilhas são um reflexo deste trabalho conjunto com a comunidade local e científica. O próximo passo será a implantação de 200 sistemas de captação de água de chuva em 39 ilhas do município. Um projeto que já está pronto e autorizado pelo Prefeito, e será operado pela Vigilância Sanitária”, ressalta o Diretor Presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares.

Durante o anúncio das ações que chegarão à comunidade, o prefeito contou também com as presenças da Secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame, que ficará responsável pela obra e operação dos serviços na Unidade Pedagógica, e do Secretário de Saúde, Sérgio Figueiredo, que aproveitou para reforçar seu compromisso de enviar um agente de saúde permanente para a comunidade e montar um cronograma para a visita de médicos ao local.

Foto: João Gomes – NID Comus