O que você procura?

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental homenageia prefeito de Belém

Premiação foi decidida por unanimidade e reconhece investimentos da prefeitura de Belém na área de saneamento
Premiação reconhece investimentos da prefeitura de Belém na área de saneamento

O prefeito Zenaldo Coutinho recebeu o prêmio Personalidade em Saneamento Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental no Pará (ABES). A cerimônia de premiação ocorreu durante o XII Workshop “Esgotos Domésticos: Regulação, Tratamento e Impactos Ambientais”, realizado na noite desta terça-feira, 01, no auditório da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA).

A homenagem ao prefeito foi decisão unanime entre os diretores da ABES, definida no mês de outubro, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura de Belém na área de saneamento. Três pontos foram considerados fundamentais para a escolha do prefeito como personalidade, segundo o presidente da Abes, Evaristo Rezende. “O fechamento do lixão do Aurá, o contrato firmado com a Cosanpa, onde fica responsável pelo abastecimento e prefeitura controla e fiscaliza o serviço, e o lançamento do programa Cuida Belém Ilha, que é feita a captação da água da chuva para os ribeirinhos. A prefeitura está de parabéns pelos projetos desenvolvidos”, elogiou Evaristo.

Evento reuniu especialistas nas áreas de saneamento e meio ambiente e reconheceu iniciativas e projetos novadores
Evento reuniu especialistas nas áreas de saneamento e meio ambiente e reconheceu iniciativas e projetos novadores

De 2013 até hoje, a prefeitura executou asfaltamento e drenagem em mais de 100 quilômetros de vias e os trabalhos continuam, já que o saneamento e urbanização da cidade são áreas prioritárias da atual gestão. Em outubro, a prefeitura retomou as obras de macrodrenagem no canal da Avenida da Bernardo Sayão que consistem na construção de um sistema  de galerias de concreto para a canalização da água da chuva com direcionamento para um canal de descarga no rio Guamá. A obra deve eliminar problemas de alagamentos em três bairros e impactar positivamente em pelo menos outros três.

“Essa homenagem é um reforço extraordinário de estímulo, apoio e de validação dos caminhos que a gente tem escolhido. Isso confirma que, ao tomarmos decisões como, por exemplo, o fechamento do lixão do Aurá, a de fazer obras de drenagens e saneamento precisas, obras transformadoras; além do contrato de programa com a Cosanpa, definindo metas, projetos e valores a serem investidos na nossa cidade, certamente são caminhos irredutíveis e que a gente tem adotado de maneira séria, do jeito certo, corretamente, sempre discutindo, firmando compromisso, e cobrando resultados. Ficamos felizes por este reconhecimento”, agradeceu o prefeito Zenaldo Coutinho.

Prefeito afirmou que premiação é um estímulo para os esforços adotados pela atual gestão para melhorar o saneamento e a urbanização de Belém
Prefeito afirmou que premiação é um estímulo para os esforços adotados pela atual gestão para melhorar o saneamento e a urbanização de Belém

Kleber Ramos, secretário municipal de Saneamento que assumiu o cargo recentemente, destaca o prêmio como reconhecimento do trabalho de equipe. “O prefeito se empenhou junto ao seu secretariado para que pudéssemos festejar marcos de gestão. Ainda temos muita coisa para fazer e avançarmos cada vez mais. Essa homenagem ao prefeito nos dá mais energia para continuarmos com o trabalho”, destacou.

O engenheiro e ex-secretário de saneamento de Belém, Luís Otávio Mota, também foi homenageado com o prêmio Sócio Padrão da Abes. A empresa “Sistema PRI Engenharia”, foi destaque em saneamento ambiental.

Texto: Priscylla Gester
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)