O que você procura?

Arbel fiscaliza trinta pontos em obras de substituição de rede

Trinta pontos em obras de substituição de rede foram visitados pela Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel), na última semana. O trabalho faz parte das ações da agência que visa fiscalizar os trechos que estão em obras e que apresentam buracos expostos em vias e calçadas da cidade.

O objetivo é garantir a segurança de pedestres e condutores de veículos que trafegam diariamente por estes locais. A iniciativa visa cobrar da prestadora do serviço a recuperação e sinalização dos trechos danificados e, com isso, evitar a ocorrência de acidentes.

A equipe técnica da Arbel percorreu diversos trechos que passam por obras de substituição de rede executada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).  “A fiscalização se faz importante para verificação do cumprimento das ações pela prestadora e o reflexo dessas obras na vida da população”, detalhou a engenheira sanitarista da Arbel, Elenilce Freitas. “Existem os problemas decorrentes das obras, como as escavações sem sinalização ou com sinalização inadequada no meio fio, calçadas e vias, além de restos de materiais deixados no trajeto das ações realizadas”, completou.

A qualidade do serviço realizado pelas prestadoras está entre os principais pontos avaliados durante a fiscalização. “Nosso trabalho consiste em um acompanhamento da obra baseado no cronograma de execução que a prestadora nos repassa e baseado nisso verificamos diversos aspectos, como sinalização, qualidade do serviço de compactação e repavimentação, reconstituição asfáltica, entre outros”, destacou a engenheira sanitarista Evelyn Souza.

A prestadora responsável pelo serviço já foi notificada para que todos os trabalhos em execução sejam concluídos e que a segurança da população seja garantida.

Fiscalização – Desde a sua criação, no mês passado, a Arbel vem trabalhando com o objetivo de garantir a qualidade nos serviços de saneamento básico do município, que inclui abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. O objetivo é aprimorar e fortalecer os mecanismos de regulação no âmbito do município de Belém visando maior eficiência, economicidade e qualidade no atendimento ao usuário.

Foto: Ascom/Arbel