Amae na construção da educação, cidadania e sustentabilidade do Município

Pedagoga Profª. Milena Kelly de Souza de Almeida, da AMAE/BELÉM.

A Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém – AMAE/BELÉM   participou da “Jornada Pedagógica 2017 – Aliança Pela Paz – Belém em Paz é a Gente que faz: Educação, Cidadania e Sustentabilidade”, da Rede Municipal de Ensino de Belém, realizada pela Prefeitura Municipal de Belém – PMB, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, que aconteceu no último dia 02/03, no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA.

A Jornada Pedagógica 2017 teve como público alvo, gestores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental. E contou com as participações desta Agência Reguladora, do Ministério Público do Estado do Estado do Pará – MP/PA, da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade – DIPREV e do Programa PROPAZ.

Profª. Rosinéli Salame, Secretária da SEMEC, na abertura da Jornada Pedagógica 2017.

Na abertura do evento, a Profª. Rosinéli Guerreiro Salame, Secretária Municipal de Educação, destacou que a Jornada foi idealizada, a partir do programa de governo do Prefeito Zenaldo Coutinho, que tem orientado a uma gestão ética da educação, na formação da cidadania e em respeito ao meio ambiente, de tal forma a se promover uma construção permanente de uma cultura de paz, com consciência socioambiental, com vistas ao desenvolvimento do pacto “Aliança pela Paz”, formulado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Belém.

A Jornada teve como estratégia, o diálogo com os educadores, por meio de um processo de reflexões e debates, diretamente relacionados a práxis pedagógica, de tal forma a contribuir para a efetivação da aliança de cultura de paz, de cidadania e de sustentabilidade, de maneira que a jornada contou com a participação de entidades correlatas as discussões e reflexões acerca da temática.

A AMAE/BELÉM, representada pela Pedagoga Profª. Milena Kelly de Souza de Almeida, Coordenadora de Educação Sanitária e Ambiental, proferiu palestra em que discorreu sobre a criação, regulamentação, implementação, missão e o papel da Agência Reguladora, em benefício da saúde pública e da sustentabilidade ambiental do município.

A Pedagoga destacou a importância de jornadas e encontros pedagógicos como estes, para a sensibilização e conscientização da coletividade para as questões ambientais. Milena Almeida fez um convite a todos os presentes, para que se sentissem como agentes-protagonistas de atitudes de preservação e conservação do meio ambiente, na construção de uma cultura de paz e na formulação desse espaço educador sustentável, tão almejado por esse encontro, de tal forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Promotora de Justiça Viviane Couto, do MP/PA

Para a Dra. Viviane Veras de Paula Couto, Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, representante do MP/PA, que proferiu palestra em que tratou das leis e dos tratados que regem a educação e a proteção dos direitos da criança e do adolescente, como base norteadora para a fundamentação legal do professor, e para a formação cidadã do aluno. “É preciso abraçar o sentido de se construir um espaço educador transformador, construindo cidadania, respeito, direitos e deveres para toda a comunidade escolar, para a consolidação da cultura de paz que tanto se quer.

Profº. Valmir Gomes, representante da A DIPREV.

O Profº. Valmir Gomes, representante da DIPREV, que trabalha com projetos educacionais e sociais voltados para a instrumentalização docente e o combate as drogas, no ambiente da educação formal e não formal, proferiu palestra ressaltando a importância de se instrumentalizar o professor para o assunto em questão, sobretudo, para as suas formas de abordagens e os procedimentos legais, diante de situações que envolvam tráfico e consumo de drogas dentro do contexto escolar.

Com um discurso de gratidão pelo sentido maior de cooperação entre todos os profissionais envolvidos, organizadores, palestrantes e gestores para a realização desse evento, e, sobretudo, pelas abordagens e proposições consonantes ao programa de governo do prefeito Zenaldo Coutinho, que tem como prioridade promover qualidade de vida para a sociedade como um todo, encerro a nossa Jornada Pedagógica 2017, na certeza de darmos as mãos para juntos trabalharmos por essa proposta da construção da cultura de paz, cidadania e sustentabilidade nos nossos ambientes escolares, finalizou Profª. Salame.

Profª. Rosinéli Salame, Secretária da SEMEC, no encerramento da Jornada Pedagógica 2017.
Profª. Rosinéli Salame, Secretária da SEMEC, no encerramento da Jornada Pedagógica.