“AMAE INICIA O PROCESSO DE PARCERIA PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO GERADO NA INSTITUIÇÃO”

A Prefeitura de Belém, por meio das  secretarias municipais, vem promovendo uma série de ações de conscientização e combate ao descarte irregular de lixo, entre estas ações têm-se a da coleta seletiva. Em parceria com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves), a Prefeitura está implantando a coleta seletiva de resíduos sólidos em todos os órgãos da capital paraense.

Todo o material recolhido nas secretarias é repassado para as cooperativas de catadores de material reciclável. Na manhã desta quinta-feira, 28, a Agência Reguladora de Água e Esgoto de Belém (AMAE), iniciou sua adesão ao trabalho. Em visita às dependências da Cooperativa Concaves, representantes da AMA

E iniciaram as primeiras ações de parceria para contribuir com as ações da entidade. O grupo foi recebido pelos coordenadores da cooperativa, Jonas Costa e Débora Baia. Para o diretor presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares, a parceria é de fundamental importância para a preservação do meio

ambiente e para a sustentabilidade do gerenciamento do lixo no município. “Esta ação vem ao encontro da recomendação do Prefeito Zenaldo Coutinho, de que os órgãos públicos do município devem ser o primeiro agente de conscientização sanitária e ambiental de como a sociedade deve  se comprometer com a gestão de seus resíduos”, revelou.

As servidoras Alessandra Noronha e Ana Rosa Cardoso, responsáveis pelo projeto da AMAE, detalharam como a ação será feita. “Fizemos um diagnóstico do resíduo, da quantidade de pessoas, e o tipo de resido gerado na Agência.

A Amae, por ser uma instituição predominantemente de atividades administrativa, em sua grande maioria, o que nos sobressai é o papel e o plástico, por isso vamos recolher todo esse material e encaminhar para a cooperativa. O primordial do projeto é a adesão dos colaboradores, que serão orientados sobre o que é a coleta seletiva e da importância da preservação do meio ambiente para a sociedade”, disse.

Do encontro ficou agendado para este mês de março, em data a ser definida, a ida da equipe Concaves a Agência, para palestrar sobre “A importância social, econômica e ambiental da coleta seletiva e reciclagem dos resíduos sólidos”, como parte da programação da implantação da coleta seletiva do lixo na AMAE.

Fotos: Wildes Lima e Ascom Amae