AMAE e ARSEP trocam experiências sobre os estudos de impacto ambiental

Uma reunião entre o Diretor-Presidente da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE), Antonio de Noronha Tavares, e o Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Barcarena (ARSEP), Affonso Henriques, marcou o início de cooperação e troca de experiência entre as duas agências reguladoras municipais.

Os temas do encontro versaram sobre o Estudo de Impacto ambiental (EIA/RIMA) dos Empreendimentos Industriais Existentes em Barcarena que possuem barragens ou bacias de contenção de rejeitos provenientes do processamento industrial destes empreendimentos, assim como os planos de segurança das barragens ou bacias de contenção e os Planos de Contingência e Emergência em caso de acidentes. Assuntos estes de importância para os dois municípios.

A reunião serviu também para o nivelamento de informações e planejamento de ações para a hipótese de ocorrência de comprometimento do abastecimento de água dos dois municípios, caso ocorra acidentes ambientais dos empreendimentos industriais.

O diretor da AMAE ressaltou a importância da discussão sobre os impactos ambientais não somente para as duas Agências Reguladoras, mas também para a população de uma maneira em geral. Também participou do encontro a coordenadora de saneamento da Arsep, Valcimeire Rochane Costa Freitas.

Foto: Amae Belém