Agência Reguladora recebe candidato à presidência da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

“Ficamos indignados com os atuais índices de saneamento no país inteiro e é por isso que precisamos trabalhar de forma diferente para obtermos resultados diferentes; a universalização dos serviços de água, esgoto, drenagem, coleta e disposição de resíduos é algo transversal na nossa associação.” depôs o superintendente da unidade de negócio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Roberval Tavares de Souza.

Candidato à presidência da Abes visita AmaeTavares também é diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O candidato à presidência da Abes, na eleição que ocorrerá, em nível nacional, nos dias 20 e 21 de Junho deste ano, foi recebido na manhã desta segunda-feira, 30, pelo diretor-presidente da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), Antônio de Noronha Tavares, na sede do órgão municipal.

A visita ocorreu com a presença dos atuais representantes da Abes/Pará e da candidata à diretoria da Abes/Região Norte, Vera Maria Nobre Braz. O encontro discutiu temas como regulação dos serviços públicos, planos municipais de saneamento e questões ambientais da região amazônica.

De acordo com o presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares, a Abes é a entidade associativa mais representativa do setor de saneamento ambiental. A presença de um candidato ao cargo de Presidente da associação em Belém tem significado relevante, pois permite conhecer, discutir, propor e ouvir as demandas regionais e inseri-las dentro do contexto nacional.

Poder discutir as questões de saneamento e expor a realidade do setor dentro de Belém é essencial para o desenvolvimento da região norte. “A troca de experiência com gestores de outros estados é fundamental. Nossa experiência de gestão municipal e a qualidade do nível técnico dos profissionais locais podem contribuir decisivamente para a construção das políticas públicas e melhorar a infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento em nível local e nacional.” diz Noronha.

“A regulação é algo recente no país inteiro. Tanto a concessionária quanto a agência reguladora tem de trabalhar em prol da melhoria da prestação de serviços aos clientes e este benefício veio através da implantação da regulação no Brasil.” avalia Roberval Tavares de Souza.

Convidados à reuniãoUm dos pontos em debate no país é a necessidade de aumentar as formas diferentes de contratação como parcerias público-privadas ou remuneração dos contratados pelo resultado que eles trazem às companhias de saneamento. “Algo diferente tem de ser feito para que daqui 50 anos possa ser discutida a universalização dos serviços de saneamento e não como o país conseguirá atingir esse resultado.” comenta ainda Roberval.

A Abes trabalha de maneira unificada, nacional, porém com ganchos independentes nas sessões estaduais. Na região Norte é possível destacar o grande trabalho ambiental a ser feito na área amazônica. E para a candidata à Diretoria da Abes/ Região Norte, Vera Maria Nobre Braz, a gestão feita com qualidade poderá mudar o cenário de saneamento em todo o Brasil.

Para a candidata, a reposição de funcionários que estão se aposentando é de suma importância para o processo de uma boa gestão. “Houve grandes perdas dentro das companhias pelo Brasil e uma boa gestão trará a recuperação de um bom trabalho. O controle de pessoal é fundamental para uma boa gestão, pois ficamos muitas vezes sem a memória da companhia então precisamos ter pessoas capacitadas tanto no Estado quanto no Município para tocar o saneamento para frente assim como a área ambiental.” afirma.

Mais informações sobre as eleições para a direção da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental estão disponíveis no site www.abes2016.com.br.