Agência reguladora fortalece diálogo com prestadores de serviços de saneamento básico

Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) deu início ao trabalho de levantamento das ações de saneamento básico desenvolvidas na capital paraense. Em reunião na sede da entidade, na tarde desta terça-feira, 16, diretores autárquicos da Arbel receberam representantes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) com o objetivo de fortalecer os laços da agência com os prestadores dos serviços públicos de saneamento da cidade.

A intenção é estreitar o contato e adquirir informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido nas ações de saneamento do município. “Este momento é fundamental para que possamos criar ferramentas de aproximação com os responsáveis pelos serviços. Precisamos tomar conhecimento da situação, encontrar solução para os conflitos e resolver as pendências e para isso precisamos de um levantamento das demandas, inclusive das que não foram atendidas”, explicou a diretora autárquica da Arbel, Paloma Maciel Lins.

“Apesar de termos o poder de multa, este não é o nosso principal objetivo. O mais importante é a prestação de um serviço de qualidade ao usuário e para isso precisamos fortalecer esses laços e a Sesan se comprometeu em nos repassar um levantamento com todas as demandas”, destacou.

Integração – A aproximação da entidade fiscalizadora com as prestadoras de serviços foi vista de forma positiva pela equipe técnica da Sesan.   “Essa integração é extremamente importante para que cada um relate as suas dificuldades na execução do serviço e, com isso, possamos solucionar qualquer problemática que possa ser gerada durante o trabalho. Quem mais ganha com essa integração é a população, pois a melhoria nas nossas ações resulta na qualidade dos serviços prestados ao usuário”, ressaltou a engenheira sanitarista e ambiental, Francielli Bastos, diretora da Assessoria Técnica (Atec) da Sesan.

Levantamento – Ainda nesta semana, a Arbel pretende reunir com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), órgão responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

“Neste primeiro momento estamos abertos para escutar os órgãos que prestam os serviços, pois este contato será de grande importância para o nosso trabalho de fiscalização. A Cosanpa também será recebida para que possamos construir um levantamento da situação dos serviços de saneamento que estão sendo prestados”, comentou o diretor autárquico da Arbel Sérgio Menezes.

Foto: Ascom/Arbel