Ação emergencial levará água potável a comunidades ribeirinhas

Amae e lideranças das comunidades da região de várzea definem plano emergencial de abastecimento de água

Devido ao lançamento de chorume do lixão a céu aberto do Aurá na região da várzea, o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, decretou estado de emergência para as comunidades ribeirinhas que residem no local. A falta de água potável é um grande problema cuja solução está no Plano de Saneamento da região, elaborado pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae).

Na tarde desta sexta-feira, 09, o presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares, reuniu com lideranças comunitárias da região para discutir as principais necessidades das famílias afetadas pela falta de água potável do local. “Nós estamos fazendo o planejamento para solucionar os problemas dessa área, cuja água do rio e do lençol freático encontra-se contaminada. Inicialmente iremos fazer uma ação emergencial nas próximas semanas para levar água mineral aos moradores. Após isso, iremos iniciar o plano do Sistema de Captação de Água de Chuva para consumo.” explica o presidente.

O presidente da Amae, Antonio Noronha, presidiu a reunião com lideranças ribeirinhas

Nas próximas semanas, a Prefeitura irá levar água mineral às comunidades ribeirinhas seguindo um sistema de periodicidade semelhante ao da coleta de lixo. Toneis de água mineral serão levados através de um barco todas as segundas, quartas e sextas-feiras. “Essa ação emergencial veio como presente de Deus, eu não esperava. As pessoas da minha comunidade já estão descrentes em conseguir uma vida melhor. Eu acredito que possamos mudar, estou sempre com essa fé. Essa ação vai ser maravilhosa para todos nós. A água é o que mais precisamos no momento, é prioridade”,  conta Diana dos Santos Amaral, 35, líder da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e mãe de nove filhos.

Inicialmente 60 famílias serão atendidas pela Prefeitura nesta ação emergencial. A Amae está realizando o planejamento e o projeto técnico para o Plano de Saneamento da região da várzea que iniciará em fevereiro. O plano consiste em fazer um sistema de captação de água de chuva nas casas das comunidades. Tendo como colaboradores os moradores, a água será captada através dos telhados das casas, sendo encaminhada para unidades filtrantes para iniciar o tratamento com cloro, tornando-a apta para consumo.

Será oferecido um programa de orientação e capacitação aos moradores da região para que o sistema funcione adequadamente. “Nós estamos muito esperançosos. Nós precisamos da água para viver, então para um local que nunca teve água potável, isso é uma vitória. Este plano vai trazer solução, a possibilidade de sobrevivência naquele espaço.” comenta o Padre Jonas, coordenador do Fórum das Ilhas.

Texto: Caroline Torres
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)