Abastecimento de água e tratamento de esgoto terão reformulações em Belém

O prefeito Zenaldo Coutinho assinou esta semana o termo de posse de Antônio de Noronha Tavares como o diretor presidente interino da Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae). A oficialização é um avanço na transição dos serviços de distribuição e tratamento de água em Belém, que inclui além da efetivação da Amae, a transferência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) para a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Na prática, com a incorporação do Saaeb pela Cosanpa prevista para este primeiro semestre, a capital passa a ter apenas uma operadora de serviço de água e esgoto e ganha uma autarquia com poder de planejamento, regulação, controle e fiscalização destes serviços no município, que é a Amae.

Segundo Antônio Noronha, a cidade só tem a ganhar com a efetivação da Amae. “A criação da Agência reguladora é um das condições necessárias estabelecidas pelo Governo Federal e organismos financeiros internacionais, como por exemplo, o BID, para que município e a Cosanpa tenham acesso aos recursos da aproximadamente 1 bilhão de reais para aplicar em diversas obras, projetos e/ou programas de saneamento, que beneficiarão não somente a população de Belém, como também, em alguns casos, a população da Região Metropolitana”, avalia.

Entre as principais intervenções da Amae previstas para a capital estão a reabilitação do Complexo de Produção do Bolonha, coleta e tratamento de esgoto sanitário da Sub- bacia 5.1 (Área de Proteção Ambiental do Utinga), sistema de esgotamento sanitário da sub-bacia I da Estrada Nova, implantação da rede de esgotamento sanitário da sub-bacia II Estrada Nova, reabilitação dos canais da bacia do Uma, entre outras.

Texto: Dandara de Ameida – Nid/Comus

Foto: Divulgação Internet