Poluição, degradação das florestas, mudanças climáticas, extinção de animais e o aquecimento global, são algumas ações que provocam danos ao meio ambiente e que prejudicam diretamente a vida do planeta. Preservar a natureza é um ato importante, mas que depende  da sensibilização e participação de toda a sociedade.

Ações para a preservação da natureza tornam-se necessárias, tanto por parte dos governantes, que devem estabelecer regras e limites para a utilização dos recursos naturais, como de cada um dos indivíduos envolvidos não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.

A participação de todos é fundamental para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza se torne realidade.