Sistemas de água potável para as ilhas de Belém são tema de mesa-redonda

Moradores de ilhas como a do Combu, vão participar da discussão sobre sistemas de água potável para a região, realizadas pela Prefeitura de Belém, Funasa e Fórum das Ilhas.

Um sistema de captação de água da chuva criado pela Prefeitura de Belém por meio da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), será um dos assuntos em pauta na mesa-redonda que irá discutir o tema “Água potável para as comunidades das ilhas do município de Belém”. O evento está marcado para o próximo dia 29 de abril, no Centro Comunitário da Ilha do Maracujá.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira,13, na sede da Amae, Prefeitura, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Fórum das Ilhas definiram os principais assuntos a serem discutidos na mesa-redonda. Além do sistema de captação de água pela chuva (projeto criado pela Prefeitura de Belém via Amae), serão abordados o sistema de captação de água de rio (tecnologia Funasa) e a economia criativa/sustentável. “Além da água potável, a questão econômica influencia muito na qualidade de vida das comunidades ribeirinhas. Iremos fazer algumas propostas de economia criativa para combater o problema de produção sazonal do açaí e os ribeirinhos poderem ficar com algum tipo de recurso, alternativa econômica viável nos períodos de entressafra”, afirma o representante do Fórum das Ilhas, Josaphat Neto.

IMG-20160413-WA0011O público-alvo da mesa-redonda são todas as comunidades das ilhas do Maracujá, Combu, Murutucu e Ilha Grande. Representantes da Amae, Fórum das Ilhas e Funasa apresentarão à população ribeirinha todos os projetos de saneamento para água potável que estão sendo feitos pelos três órgãos, entre eles o sistema de captação de água da chuva, projeto que está sendo norteado pela agência reguladora municipal.

É importante ressaltar que sistemas como esse possuem tecnologia social, ou seja, necessitam da população para funcionar. “Essa tecnologia, apesar de ser simplificada, não significa que tecnicamente seja ineficiente. Trata-se de uma tecnologia decorrente da realidade local, social e ambiental. Cada realidade ambiental e social define a solução técnica mais adequada.” explica o Diretor-Presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares.

Parceria entre município, Fórum das Ilhas e Ministério da Saúde beneficia a população das ilhas de Belém.

A bacia hidrográfica do Aurá, é hoje a bacia mais contaminada de Belém pois a água superficial está totalmente comprometida assim como a água subterrânea. A solução encontrada para o abastecimento é a água da chuva, “O prefeito Zenaldo Coutinho é um grande entusiasta das tecnologias sociais e determinou que seja construído pela secretaria de obras do município, um sistema de captação de água de chuva para cada residência rural da ilha do Aurá, o que será feito levando-se em conta o custo de construção, tratamento da água, operação do sistema e consequente melhoria da qualidade de vida daquelas populações”, comenta Noronha, que frisa a importância da participação da comunidade para a manutenção desse sistema.

Fazer com que as informações circulem em outras ilhas é o foco da realização da mesa-redonda na ilha do Maracujá. Essa parceria entre município, Fórum das Ilhas e Ministério da Saúde trará grandes benefícios para a população das ilhas de Belém.

Texto: Caroline Torres