O que você procura?

REÚSO DA ÁGUA: USO CONSCIENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS

Segundoreuso3 dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dois terços da humanidade vivem em regiões onde há escassez de água ao menos uma vez por mês, e a demanda por água deve aumentar 50% até 2030. O aumento da população, o desenvolvimento desordenado das cidades, o incremento das atividades industriais e rurais, entre outros, são fatores que contribuem para o agravamento deste cenário. Neste contexto, o uso consciente dos recursos hídricos é de fundamental importância, daí a necessidade de se investir em políticas ambientais para a reutilização da água.

reuso2

Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, governos e cidadãos. Neste contexto, o uso consciente dos recursos hídricos, como o reuso da água, se torna cada vez mais necessário. Até pouco tempo atrás, o termo água de reuso era pouco conhecido da população em geral. Mas com a escassez hídrica no país, o reuso da água ganhou mais visibilidade e passou a ser uma alternativa à água potável. O reuso da água é um processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente.

reuso-casa

Dependendo da finalidade para a qual vai ser reutilizada, pode haver ou não um tratamento da água. Atualmente, grande parte da água de chuva vai parar na rede de esgoto das cidades, gerando um grande desperdício deste recurso. Se captada, esta água pode ser utilizada para diversas finalidades. Já existem alguns prédios com estrutura capaz de fazer a captação e armazenagem deste tipo de água. Após a captação, a água é usada nos processos de limpeza do prédio, resultando numa importante economia para o condomínio, pois gera uma redução na conta de água.

 

 

Fonte: com dados da ONU.

Imagens: divulgação internet