O que você procura?

Prefeitura de Belém inicia distribuição de água potável para comunidade ribeirinha no Aurá

Distribuição emergencial de água potável beneficia 65 famílias na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
Distribuição emergencial de água potável beneficia 65 famílias na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes

O atendimento emergencial para distribuição de água potável à comunidade ribeirinha Nossa Senhora dos Navegantes, situada às margens do rio Aurá, começou a ser realizado nesta terça-feira,27,pela Prefeitura de Belém. Nesta primeira ação foram entregues 270 garrafões de água mineral aos moradores.

Segundo a líder comunitária Diana Amaral, que mora na ilha há 19 anos, a comunidade de N. S. dos Navegantes sempre sofreu com a falta de água potável em função do chorume que é despejado no rio. “A gente sofre há anos e nenhum prefeito havia tomado uma atitude como essa pela nossa comunidade. Estou muito feliz e toda a comunidade estava ansiosa pela chegada da água”, afirma.

270 garrafões de água potável foram distribuídos na primeira ação
270 garrafões de água potável foram distribuídos na primeira ação

A ansiedade dos moradores aumentou após o anúncio feito pelo prefeito Zenaldo Coutinho, na última quinta-feira, 22, informando que galões de água mineral seriam distribuídos na comunidade em caráter emergencial, duas vezes por semana, atendendo todas as 65 famílias que moram no local. E essa é só a primeira de muitas ações projetadas para a ilha. “Nós participamos de várias reuniões com o prefeito e a equipe da Agência Municipal de Água e Esgoto de Belém e estamos vendo todos os nossos pedidos serem atendidos”, garante Diana Amaral.

Foram 5.400 litros de água mineral entregues na Associação dos Moradores Ribeirinhos de Nossa Senhora dos Navegantes, e na próxima sexta-feira, mais 170 garrafões chegarão ao local. Um Planejamento elaborado pela Agência Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), a partir de um trabalho com a comunidade, que identificou a melhor forma de fazer a distribuição de água na ilha e a quantidade necessária para atendê-la diariamente, chegando a um total de 5 litros diários por pessoa.

Associação dos Moradores Ribeirinhos de Nossa Senhora dos Navegantes
Associação dos Moradores Ribeirinhos de Nossa Senhora dos Navegantes

“Daqui para frente essa distribuição de água mineral continuará sendo realizada duas vezes por semana pela equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, sempre às terças e sextas, até que sejam licitados os 65 sistemas de captação de água de chuva que abastecerão a comunidade com água de qualidade e a custo zero”, explica o engenheiro sanitarista e diretor-presidente da Amae, Antônio de Noronha Tavares.

As próximas ações já anunciadas pelo prefeito de Belém serão desenvolvidas em conjunto por diversas secretarias municipai. Uma dessas ações será a chegada de um agente de saúde permanente no local, assim como a de médicos especialistas. Neste sábado, 31, a Sesma já realizará um encontro com os moradores para que seja feito um diagnóstico dos principais problemas de saúde enfrentados por eles. Uma quadra esportiva coberta e a implantação dos sistemas individuais de captação de água de chuva em cada residência são outros projetos já aprovados e autorizados pela Prefeitura de Belém.

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Isis Fonseca
Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE)