O que você procura?

Especialistas alertam para a importância do consumo consciente da água

População das ilhas de Belém recebe água mineral da Prefeitura e aind ano 1º semestre de 2015 receberão sistema de captação de água da chuva
População das ilhas de Belém recebe água mineral da Prefeitura e aind ano 1º semestre de 2015 receberão sistema de captação de água da chuva

Com a proximidade do Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, especialistas na área alertam para a abundância relativa do recurso natural no Pará e a importância do seu consumo consciente.

Segundo o Engenheiro Sanitarista e Diretor Presidente da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), Antônio de Noronha Tavares, as perdas físicas na distribuição de água operada pela COSANPA, estão em torno de 48% no munícipio de Belém, por isso um dos objetivos do Plano Municipal de Saneamento Básico de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Belém (PMSB) é reduzir este percentual para níveis desejáveis, aproximadamente 20% em países desenvolvidos.

Diretor Presidente da AMAE Antônio de Noronha Tavares fala do trabalho da prefeitura na região das ilhas
Diretor Presidente da AMAE Antônio de Noronha Tavares fala do trabalho da prefeitura na região das ilhas

As medidas que serão tomadas para esta redução são: implantação do Programa de Redução e Controle de Perdas; implantação do Programa de Uso Racional da Água e Educação Ambiental; implantação do Programa de Macromedição e Manutenção Preventiva nas Unidades dos Sistemas de Abastecimento de Água; Plano de Capacitação de Pessoal; além da substituição de adutoras antigas e redes de abastecimento de água deterioradas.

“Entre obras que direta ou indiretamente resultarão em diminuição do índice de perdas e a implantação de programas específicos de combate as mesmas e o controle de seu desperdício, o Plano de Saneamento Básico, prevê investimento em torno de R$ 300 milhões de reais ao longo de 20 anos”, afirma o Diretor Presidente da Amae.

O Prefeito Zenaldo Coutinho determinou que sustentabilidade seja palavra de ordem para garantir recurso hídrico de qualidade no município, por isso já se iniciou um ciclo da discussões e palestras voltadas ao uso racional da água em comunidades ribeirinhas do munícipio, como a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes que, vivendo às margens do Rio Aurá, sempre sofreu com a falta de água potável e desde janeiro deste ano recebe da Prefeitura de Belém uma remessa semanal, todas as terças e sextas, de galões de água mineral que atendem as necessidades diárias de 65 famílias, aproximadamente 325 pessoas.

“Com a economia do dinheiro que gastávamos para comprar água, da qual nem sabíamos a procedência, já conseguimos melhorar nossa alimentação, compramos mais arroz, mais feijão. Tem melhorado muito a nossa vida!”, enfatiza a líder comunitária e agricultora rural, Diana Amaral, 35 anos.

A expectativa também é grande na comunidade para a instalação dos Sistemas de Captação de Água da Chuva (Sac), um sistema de distribuição de água que será permanente, abastecendo as famílias com água potável a custo zero. A Prefeitura de Belém já licitou 200 sistemas de captação de água chuva para 39 ilhas do munícipio, que deverão ser entregues ainda no primeiro semestre de 2015.

“Recebemos uma palestra sobre esses sistemas para aprender a utilizá-los de maneira correta. E estamos bem entusiasmados com a ideia”, afirma a líder comunitária Diana Amaral.

54306_140521O coordenador do grupo de pesquisa “Aproveitamento de água da chuva na Amazônia” (GPAC Amazônia) da UFPA, Professor Ronaldo Mendes, parceira da Prefeitura nesta empreitada, garante que a água proveniente dos SAC’s é de qualidade incontestável e uma das soluções mais eficazes para a população ribeirinha.

“A qualidade dessa água só depende de uma boa manutenção do usuário, por isso é importante sensibilizar esses moradores através de palestras. E o resto fica por conta do próprio sistema, que elimina a primeira água da chuva, fazendo a limpeza do telhado, e filtra o restante da água através de um filtro de carvão ativado, que elimina as impurezas. Ao final ainda adicionamos hipoclorito à água, garantindo sua potabilidade”, explica o Professor.

A parceria da Prefeitura de Belém, através da Amae, com o GPAC Amazônia vêm rendendo bons frutos para o desenvolvimento dos sistemas de abastecimento de água e saneamento básico local. Como resultado de recente viagem à Barcelona, na Espanha, o grupo garantiu que Belém se torne sede do “Workshop Internacional de Água de Chuva”, em agosto, assim como do “Seminário Internacional de Gestão Urbana das Águas”, em novembro, todos já devidamente aprovados pelo Prefeito Zenaldo Coutinho.

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Isis Fonseca / Oswaldo Forte
Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE)