O que você procura?

Belém é incluída em estudo da ONU sobre água potável e saneamento

O prefeito Zenaldo Coutinho recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 17, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Catarina de Albuquerque. Esta é a primeira visita oficial ao Brasil de uma especialista independente da ONU para monitorar, informar e fazer recomendações sobre o acesso à água potável e saneamento básico em todo o mundo.

Além de repassar um relatório sobre diferentes problemas enfrentados pela população de Belém, no que diz respeito ao sistema de abastecimento de água, tratamento de esgoto de Belém e problemas fundiários, Zenaldo Coutinho aproveitou para informar os trabalhos da prefeitura para resolver as questões. Entre eles, as obras de macrodrenagem do Mata Fome, o desenvolvimento do plano municipal de saneamento e a implantação da Agência Municipal de Água e Esgoto.

“Estamos em fase final para publicar o decreto de implantação da nossa Agência Reguladora da Água e Esgoto de Belém. Com isso, a Cosanpa vai receber o Saaeb e terá obrigação de ampliar e qualificar o abastecimento dentro das áreas onde o Saaeb atua, como também ampliar o tratamento de esgoto dentro da nossa cidade”, anunciou o prefeito.

Ao longo do dia a relatora especial visitará ainda a Cosanpa, Saaeb e a Sesan, além de se reunir com representantes de ONGs, sindicatos e comunidades de Belém. “Vim a Belém pelas dificuldades que ainda existem aqui em termos de acesso a água e esgoto a todos. Nas estatísticas os números não são positivos.

O prefeito confirmou os problemas com o impacto que a falta de saneamento tem na saúde das pessoas, falta de acesso de algumas pessoas também a água, portanto é verdade que é uma situação muito difícil”, afirmou a Catarina de Albuquerque.

Belém é a última cidade visitada pela comitiva, formada ainda pelo gerente de projetos do Ministério das Cidades, Marcelo de Paula Lélis, do Secretário do Ministério das Relações Exteriores, João Guilherme F. Maranhão, do representante da UNDS, Anderson Nakamura e da funcionária do Escritório de Alto Comissariado da ONU, Denise Hauser. A equipe já passou por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.

A relatora divulgará a imprensa as conclusões preliminares de suas visitas, bem como as suas recomendações iniciais durante coletiva de imprensa agendada para a próxima quinta-feira,19, às 11h, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em Brasília.

Com a conclusão dos estudos, a Prefeitura de Belém poderá adotar as recomendações da ONU para orientar políticas públicas voltadas para o abastecimento de água, tratamento de esgoto e saneamento básico, além de contar com o apoio direto da instituição na supervisão desse processo.

Texto: Dandara de Almeida

Fotos: Adriano Magalhães

Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)