O que você procura?

Amae abre debate sobre tratamento de esgoto sanitário em áreas rurais

Amae apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico e Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Belém (PMSB)
Amae apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico e Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Belém (PMSB)

Nesta quarta-feira, 26, a Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae) participou do II Fórum de Tecnologias Sociais, que abriu espaço para um debate entre comunidades e sociedade científica, sobre as tecnologias sociais que podem ser aplicadas no tratamento de esgoto das áreas rurais de Belém.

O II Fórum de Tecnologias Sociais é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) nos dias 25 e 26 de novembro, em parceria com a Rede Paraense de Tecnologias Sociais, com o objetivo de difundir a aplicação de tecnologias para solucionar problemas sociais.

Segundo o diretor de Tecnologias Sociais da Secti, Evandro Ladislau, o constante diálogo que o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, sobre essas questões tem proporcionado avanços no setor.

Debate reuniu representantes de comunidades e sociedade científica
Debate reuniu representantes de comunidades e sociedade científica

“Para nós é uma grande vitória ter tecnologias sociais, como o Sistema de Captação de Água de Chuva e de Captação de Água do Rio, incorporadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico e Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário projetado para Belém”, afirma.

A Prefeitura de Belém já determinou a instalação de 200 sistemas de captação de água de chuva para as comunidades da Ilha Grande, Combu, Paquetá, Jutuba, Ilha Longa e Murutucu. E, através da Amae, criou um Plano de Saneamento Básico que no período de 20 anos visa trazer para padrões de excelência, tanto o abastecimento de água de Belém, quanto esgotamento sanitário, atendendo 100% da população.

“Algo importante no Plano de Saneamento Básico elaborado para Belém, é que sempre se leva em consideração qual a melhor solução de tecnologia social de acordo com a realidade de cada comunidade, se é uma comunidade isolada, ou uma grande comunidade. E para alcançar esses resultados vários estudos foram desenvolvidos”, explica Ladislau.

Evento busca tecnologias sociais que podem ser aplicadas em benefício da população
Evento busca tecnologias sociais que podem ser aplicadas em benefício da população

Durante o Fórum de Tecnologias Sociais, a Amae se encarregou de apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico e Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Belém (PMSB), que foi discutido pela primeira vez em Audiência Pública realizada na última sexta-feira, 21.

Para o diretor de Tecnologias da Secti, o Fórum é mais um momento importante para avaliar experiências positivas e negativas em diversos estados e municípios do Brasil, e trazer o que há de melhor para a realidade de Belém.

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Tássia Barros – Comus
Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE)